domingo, 8 de março de 2009

SUGESTÃO PARA O DIA DO CIRCO

PROJETO DIA DO CIRCO



CIRCO

O maior espetáculo da terra !

"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)

- Idade: a partir de 2 anos. - Número de participantes: todos os alunos - Tempo de execução: Mês de março

Justificativa:- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

Problemática:- Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco . Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!

Objetivo geral:- -Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:- -Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; -Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia; -Trabalhar e desenvolver a criatividade;

Eixos temáticos / conteúdos:- -Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento. -O Circo; -O fazer artístico; -Apreciação musical; -Expressividade; -Equilíbrio e coordenação; -Noções de formas e quantidades; -Noções de diferenças e igualdade;

-Estratégias / Recursos:- .Música .Dança .Desenho .Pintura .Brincadeiras infantis .Jogos diversos .Literatura infantil .Vídeos .Cds .Adereços

-Desenvolvimento:- (Sugestões) .Atividade 1 – A história do circo; .Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo; .Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo"; .Atividade 4 – Alfabeto ilustrado letra C; .Atividade 5 – Músicas dramatizadas; .Atividade 6 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; .Atividade 7 – Jogo da memória - figuras circenses; .Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;

Avaliação:-A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


FONTE:luzimara-prazerdensinar.blogspot.com









FONTE: CANTINHO ALTERNATIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails