segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Os 5 Sentidos

 
 
 
Professora:
1º semestre 2010
Idade dos alunos: 5 e 6 anos
Áreas do conhecimento: Corpo Humano
Introdução: Neste semestre trabalhamos a estimulação dos órgãos dos sentidos como determinantes da percepção que temos do mundo. Procuramos desenvolver a capacidade de observação e de registros de objetos, através das atividadese/ou experiencias e proposta estudadas e observadas.
 
 
 
Planejamento semanal do projeto: Os 5 sentidos
  • 1ª semana (22/03 a 26/03)
VISÃO
Leitura do livro (Pai, todos os animais soltam pum?).
 
Levantar os conhecimentos prévios das crianças através de questionamentos como:
Que barulho faz o pum?
Podemos ver ou pegar o pum?
Como podemos saber que “alguém soltou um pum? Podemos senti-lo? Como?
Apresentar o tema os 5 sentidos, fazer uma apresentação geral sobre todos os sentidos.
Tempo/duração: 50 minutos
Material necessário: Livro ( Pai, todos os animais soltam pum?)
Produto Final: Aprersentação/inicio do projeto Os 5 Sentidos.
  •  2ª semana ( 29/03 a 31/03)
Iniciaremos com apresentação do vídeo-clipe do Hi-5 os sentidos.
 
Tempo/duração: 15 minutos.
Material Necessário: Cd/DVD Hi-5 – Os Sentidos.
Produto final: Apresentação do vídeo, que faz parte do repertório das crianças.
 
  • 3ª semana (05/04 a 09/04)
Na roda da conversa colocarei na caixa do mistério desta semana terá: óculos de grau, escuro, óculos com lentes coloridas e um binóculos. Que sentido que usamos aqueles objetos? Os óculos com lentes azul fazem enxergar as coisas/pessoas de que cor?
Artes faremos uma colagem 3D, entregarei para as crianças tiras de variados papeis e pedirei para criarem a partir das tiras uma colagem 3D criando assim uma colagem com variadas formas. Depois de prontos visualizaremos e o foco principal é que a partir do sentido da visão e que conseguiremos perceber/enxergar as formas, cores.
Tempo/duração
• Roda da conversa: 15 minutos.
• Artes: 30 minutos
Material Necessário: óculos diversos, de grau, com lentes coloridas, binóculos, 1 caixa de sapato, 1 lanterna pequena, ¼ de cartolina para cada criança, tiras de diversos papeis e cola liquida ou bastão.
Produto final: Deixar que as crianças percebam como podemos enxergar. Na falta de visão que sentidos podemos usar. Criar desenhos a partir da visão.
EXPERIÊNCIA DA VISÃO 1 - O MISTÉRIO DA CAIXINHA
O primeiro sentido a ser trabalhado será a visão, para isso iniciarei com o “mistério da caixinha”, a partir dessa experiência o de olhar dentro da caixa levantar questões como:
Questões desencadeadoras: É possível descobrir o que tem na caixa olhando por um peq. buraco? Precisamos de luz para enxergar? Enxergamos somente com os olhos?
Depois na mesma caixa vou colocar uma pequena lanterna e olharemos novamente.
EXPERIÊNCIA DA VISÃO 2 - O JOGO DA CAIXA MISTERIOSA
A professora mostrará uma caixa, e em seguida dará três características visuais do objeto que tem dentro da caixa. Pode-se dividir as crianças por equipe. Cada equipe de alunos preparam uma repetição do jogo, fazendo os demais adivinhar. Orientar as crianças a usarem somente características visuais. Quando ninguém descobre, mostra-se.
EXPERIÊNCIA DA VISÃO 3:
Questão desencadeadora: Quando você muda de um local escuro para um local claro, ocorre alguma alteração com seu olho?
A experiência é realizada em uma sala semi-escura, por exemplo, com cortinas fechadas. Os alunos são divididos em duplas, frente a frente, observando os olhos um do outro. Acende-se a luz. Houve alguma modificação nos olhos?
  • 4ª semana (12/04 a 16/04)
Iniciaremos com o jogo da visão onde mostrarei figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras pretas e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: para que servem nossos olhos?
Em matemática faremos um jogo com 5 latas e 5 garrafas pet (600ml) cada lata terá uma cor e um número (latas numeradas de 1 a 5) e as garrafas com as mesmas cores das latas, cada criança na sua vez deverá colocar as garrafas nas cores indicadas e na sequência numérica correta. Trabalharei ainda em matemática um jogo de medidas com 5 garrafas pet de 2 litros, cada garrafa terá uma medida de água formando assim uma ordem crescente e/ou decrescente, pedirei para cada criança na sua vez que coloque na sequência para isso darei o comando crescente e/ou decrescente.
Em artes faremos um vitral.
Pedir que as crianças pesquisem juntamente com os pais e tragam figuras e/ou desenhos que causem uma ilusão de ótica, para serem experimentadas pelas crianças.
Tempo/duração:
• Jogo da visão: 20 minutos.
• Jogo de matemática – sequência numérica: 15 minutos.
• Jogo de matemática – medidas: 15 minutos.
• Artes: 30 a 40 minutos.
Material Necessário: 5Garrafas pet de 600 ml e 5 de 2 litros (ou o material que estiver disponível), figuras diversas, papel cartão, papel celofane colorido, fita adesiva transparente.
Produto final: Através de visão enxergamos de perto, longe, branco, preto colorido, figuras grandes, pequenas. Associação por cores/ Sequência numérica através da visão. Medidas, colocar na ordem crescente e/ou decrescente através da visão. Vitral usando cores diversas, seleção que fazemos porque usamos a visão.
 
  • 5ª semana (19/04 a 23/04)
Montar um cartaz com a pesquisa que as crianças pesquisaram juntamente com os pais sobre figuras e/ou desenhos que causem uma ilusão de ótica, para ser experimentado pelas crianças, deixar exposto na sala para visitação de outras turmas.
DESAFIO: O que é, que é? Observe o desenho e responda.
Apresentarei 3 objetos à classe. Estes serão deixados em exposição na sala para visualização de todos, cada criança deverá escolher 1 dos 3 objetos e reproduzi-lo em desenho.  Afixar os desenhos. Os demais deverão reconhecer o que é.
Provocar as crianças com as perguntas:
Para que serve a pupila e a íris?
Para quê nós temos dois olhos e não um só?
Falar/explicar a importância da pupila e da Iris.
Jogos de linguagem e raciocínio: Jogo da memória dos 5 sentidos, dominó dos 5 sentidos e quebra cabeça dos 5 sentidos.
Em artes faremos um binóculo usando rolinhos de papel higiênico onde cada lente terá uma cor.
Tempo/duração
• Artes: 30 minutos.
• O que é?: 30 minutos.
• Jogos serão realizados durante o decorrer da semana – 10 a 15 minutos.
Material Necessário: Rolinhos de papel higiênico, jogos de memória, dominó e quebra-cabeça, cartolina para montagem do cartaz e ¼ de cartolina para cada criança e objetos para observação.
Produto final: Importância da pupila e da Iris.
Ilusão de ótica através de desenhos e imagens.
A partir da observação de objeto fazer a reprodução do mesmo através da visão.
  • 6ª semana (26/04 a 30/04)
TATO
Questão desencadeadora: Se você colocar a mão em algo muito quente ou frio, áspero ou liso, por exemplo próximo a uma lâmpada de um abajur, o que você vai sentir?
Anotar as falas das crianças
Diferenciando as diferentes sensações – Experiência 1 (Tato com as mãos)
Usando papel cartão fazer 4 cabines com furos identificados por números de 1 a 4, em cada cabine terão:
1: Gelo;
2: Bolinhas de Gel;                         
3: Pedras coloridas;                       
 4: Lã/barbante;
Tempo/duração: 50 minutos
Material necessário: Gelo, bolinhas de gel, pedras para vaso, lã ou barbante;
Produto Final: Cada criança na sua vez colocará a mão nos “furos” um de cada vez identificados por números, em cada cabine criança deverá dizer o que sentiu.
Registros:
EXPERIÊNCIA DO TATO 1 – DIFERENCIANDO SENSAÇÕES
Com os olhos vendados os alunos deverão descobrir quais objetos apresentados tateando-os com as mãos.
OBJETO 1
OBJETO 2
OBJETO 3
OBJETO 4

DESENHE OS OBJETOS
HIPÓTESES
 
 
 
 
RESULTADOS
EXPERIÊNCIA DO TATO 2 – TAPETE DAS SENSAÇÕES
Com os olhos vendados os alunos deverão descobrir quais objetos apresentados tateando-os com os pés.
Diferenciando as diferentes sensações – Experiência 2 (Tato com os pés) -Tapete das sensações.
Tempo/duração: 50 minutos
Material necessário: 4 folhas de papel cartão unidas formando uma espécie de esteira, em cada parte do tapete colar materiais como:
1: Palitos de churrasco;
2: Algodão;
3: Lixa;
4: Uma placa de E.V.A;
Produto Final: Cada criança na sua vez irá percorrer descalças sobre o tapete, em cada fase do tapete, em cada uma das fases as crianças deverão adivinhar sobre o que estão andando, estando da com os olhos vendados. Esse registro será feito em forma de colagem, onde será disponibilizado materiais diversos, entre eles os que compõe o tapete, na 1ª folha de registro terão 4 espaços, onde criança irá escolher e colar nos espaços identificados de 1 a 4, o que cada um acha que sentiu com os pés, as hipóteses. Na 2ª folha também terão os 4 espaços onde as crianças deverão colar os resultados reais.
Colagem das hipóteses/Colagem dos resultados;
OBJETO 1
OBJETO 2
OBJETO 3
OBJETO 4
COLAGENS DAS HIPÓTESES
RESULTADOS
 
 
 
 
ESCRITA DAS HIPÓTESES
RESULTADOS
Dominó dos 5 sentidos
Dividir as crianças em grupos com 3 crianças cada, entregar a elas o dominó dos 5 sentidos e deixar que joguem, mas sempre fazendo associação ao projeto.
  • 7ª semana (10/05 a 14/05)
Com os olhos vendados as crianças identificarão objetos com as mãos.
Questões desencadeadoras: Como descobrir o tem dentro de uma caixa estando com os olhos vendados?
Como um deficiente visual consegue identificar um objeto?
Anotar as falas das crianças.
Tempo/duração: 50 minutos
Material necessário: Caixa com objetos variados.
Produto final: Em uma caixa colocar vários objetos, cada criança deverá escolher um obejtos e tateá-lo para tentar identificá-lo assim que terminar de tatear deverá devolve-lo a caixa.
Registro: Será feito em forma de desenho;
EXPERIÊNCIA DO TATO 3 – CAIXA DOS OBJETOS
Usando apenas as mãos as crianças deverão escolher um objeto na caixa e através do tato identificá-lo e registrar sua hipótese em forma de desenho.
HIPÓTESE
RESULTADO

3 comentários:

  1. BOM DIA, COMO É BOM ENTRAR EM SEU BLOG LOGO CEDINHO E PODER OUVITR ESSA MÚSICA TÃO LINDA ME FAZ ME SENTIR AINDA MAS FELIZ E AGRADECIDA POR TER ESCOLHIDO ESSA PROFISSÃO ABENÇOADA POR DEUS.
    PARABÉNS DULCY.
    QUANDO TIVER UM TEMPINHO VISITE O MEU, SOU NOVATA MAS UM DIA VOU TER UM BLOG LINDO E INTELIGENTE COO O SEU.
    BOM TRABALHO MINHA FLOR.

    HTTP:/BELAS´BORBOLETAS-QUEL.BLOGSPOT.COM
    PROF RAQUEL FERNANDES

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails