quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Modelo de Relatório de Avaliação Pedagógica

Professor (a):_____________________________________
Aluno (a): ___________________________________
Série:                                                Data:

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO REFERENTE AO 1º BIMESTRE – 2010


APRESENTAÇÃO
"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente."
RENE DESCARTES

Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.
        Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
        Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.
         Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade.  Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.

·         O Relatório de Avaliação deve ser analisado e devolvido à professora, sendo entregue aos pais/ responsáveis no final do ano letivo.

·         Cada item avaliado poderá ser respondido com os critérios abaixo especificados, de acordo com a questão colocada. Observações que se tornem necessárias, serão feitas no final do relatório:
(S) Sim.
(CA) Com auxílio.
(SA) Sem auxílio.
(N) Não.
              (ED) Em desenvolvimento.
(NA) Não apresentado ao/a aluno (a).
                               

1) Desenvolvimento Cognitivo: neste aspecto é considerado o desenvolvimento da criança no pensar e no agir observado nas habilidades para resolução de situações do cotidiano e relacionados ao conhecimento linguístico e lógico matemático; o uso das diferentes formas de linguagem, como a oral, escrita e corporal e também habilidades sensoriais como leitura de imagens e percepção dos sentidos.

A) Linguagem

(   ) Conhece os amigos  pelos nomes.
(   ) Expressa-se através de frases completas.
(   ) Expressa suas idéias  com clareza.
(   ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro.
(   ) Usa a linguagem que expressa suas vivências.
(   ) Mostra uma atitude positiva para as atividades propostas – modelagem, pintura, colagem, desenho livre, brinquedos e brincadeiras.

B) Matemática:

(   ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno.
(   ) Diferencia quantidade: muito e pouco.
(   ) Identifica a forma do círculo.
(   ) Continua séries lógicas de dois elementos.
(   ) Identifica as cores primarias.
(   ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos.

2) Desenvolvimento Psicomotor: neste aspecto a criança deve apresentar apropriação e conhecimento das potencialidades corporais no desenvolvimento de atividades de expressão corporal com movimentos amplos, como correr, saltar, pular etc. e com movimentos finos, como recortar, alinhavar, amassar, pinçar etc; ainda neste aspecto, considera-se o auto-conhecimento, isto é, a identificação do corpo, de suas partes e o todo; o uso do corpo na expressão das emoções, na revelação das tristezas, ansiedades, alegrias, satisfação, segurança e também ao deslocamento com segurança na percepção de seus movimentos no espaço.

·   Desenvolvimento Psicomotor:

(   ) caminhar, andar bem sozinho(a).
(   ) correr.
(   ) Pula de diversas maneiras.
(   ) Anda coordenadamente em atividades variadas.
(   ) Acompanha ritmos.
(   ) Rasga e amassa folha de papel facilmente.
(   ) Identifica o local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira.
(   ) Joga bolas de papel em um cesto colocado a uma certa distância.
(   ) Acompanha ritmos.

3) Desenvolvimento Sócio-afetivo: neste aspecto, considera-se a construção da auto-estima, revelada através das atitudes refletidas na convivência diária e social, de valores como: carinho, respeito, solidariedade, amizade etc., o que contribuirá na concepção das diferenças de temperamento, de intenções, de hábitos, de costumes e de cultura assim como a compreensão de si mesmo e dos outros no grupo, consolidando o processo de construção e a autonomia de sua identidade.

 (   )  Continua com bom relacionamento com a Professora e Estagiaria.
 (   )  Tem facilidade de relacionamento com colegas.
 (   )  Busca apoio da Professora, quando necessário.
 (   )  Sente-se orgulhoso do que consegue fazer.
 (   )  Compartilha seus brinquedos com os colegas.
 (   )  Reage ao ser contrariado
 (   )  Utiliza regularmente objetos transacionais, como chupetas.

OBSERVAÇÕES
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________

         ___________________             _______________
               Assinatura da Professora                      Assinatura da Direção
                                                                                        Coordenação

6 comentários:

  1. Adorei tudo o que você oferece foi feito com muito carinho só tenho que agradecer sinto no fundo do meu coração a dedicação, sem falar da música que nos comove.
    obrigada,segue meu e-mail luizapalves@gmail.com se tiver mais novidades favor enviar pois estou encantada,sou prof.de jardim lll.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sua oferta, de modelo, é muito boa e importante para nós, educadores, principalmente em início de carreira. Estou maravilhada!

    Sou Coordenadora Pdagógica "de primeira viagem", de uma Escola Municipal, de um Bairro muito carente, na minha cidade e gostaria que, se possível, me mandasse algumas orientações e publicações futuras para que possa desenvolver minhas atividades, como devem ser desenvolvidas.

    Um forte abraço!

    sagitario_aquario_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de agradecer pelo modelo de Relatório de Avaliação Pedagógica que esta disponível em seu blog, que alias é maravilhoso.
    Muito obrigada.
    Um forte abraço e que Deus abençoe muito.
    Professora Daniele
    email: danisand19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. muito bom este modelo, ele é perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por compartilhar conosco sua experiência e seu material de trabalho, foi muito útil para mim, pois estou fazendo estágio de Psicopedagogia. Abraço carinhoso

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails

Windows Live Messenger + Facebook