terça-feira, 25 de outubro de 2011

Semana da Pátria



*MINI PROJETO SEMANA DA PÁTRIA*


                                                   (07 de setembro)



  • Justificativa
  • Formar na criança o conceito Pátria, despertar o sentimento de patriotismo.
  • Formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de setembro”



  • Objetivo Geral
  • Incentivar o amor à Pátria compreender a razão dos festejos da semana da pátria.reconhecer a bandeira como símbolo da pátria.
          Conhecer o fato mais importante da historia do Brasil

  •  Objetivos Específicos: 
  • Conversar sobre:
1.    O que é a pátria
2.    O que aconteceu no dia 07 de setembro
3.    Mostrar a figura de D. Pedro |
4.    Perguntar quem já foi ao Museu do Ipiranga

  •   Procedimentos:
                                 1.  Confeccionar uma viseira com as cores da bandeira do Brasil
                         2.  Desfilar pelo pátio da escola
                         3. Contar a história da Independência do Brasil
                         4. Hino da Independência
                         5. Filme "Independência ou Morte"
.                             
  •   Recursos
       1.    Vídeo
       2.    Cd
       3.    E.V.A  verde e amarelo
       4.    Historia da Independência

  •        Avaliação:
  •  A avaliação ocorrerá de forma continua através de observação do processo de construção da linguagem peças crianças, levando em consideração a demonstração de interesse, satisfação e motivação deste para com o processo.Perceber se a criança foi capaz de representar diferentes figuras e objetos, assim como usar a memória como recurso para os trabalhos , realizando seu desenho de modo compatível ao seu desenvolvimento. O mais importante é a demonstração de satisfação ao realizar trabalho. Bem como o seu interesse, motivação e capacidade de observação.


SUGESTÕES 











HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL




DIA DA BANDEIRA





Dia da Bandeira



Dia da Bandeira é um dia em homenagem a bandeira do Brasil! Comemora-se no dia 19 de novembro, porque foi nesta data que a bandeira nacional foi instituída. A bandeira é um símbolo que cada país possui. A bandeira do Brasil é representada pelas cores: branca; verde, que simboliza as matas; amarela que simboliza as riquezas e azul que simboliza o céu e os rios.

Fonte do texto: Smartkids








Mosaico de casca de ovo para o Dia da Bandeira











Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira.
Que tal uma atividade manual com seus alunos? 
Que tal fazer uma bandeira com a técnica do mosaico? 
Só que esse é um mosaico diferente, feito com cascas de ovos.
A idéia é do pessoal da Editora Informal. 
O mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino. Na Itália ele foi muito utilizado nas construções religiosas, em paredes, teto e pisos de muitas igrejas. No Brasil, Portinari foi um artista que utilizou muito mosaico em suas obras.
É muito difícil repetir as formas do mosaico, pois seus pedaços são todos diferentes, o que faz com que cada objeto feito em mosaico se torne único.
Como fazer:
  • Inicialmente, faça o desenho da bandeira do Brasil.
    Pegue casca de ovos (aproximadamente de 6 a 10, depende do tamanho dos pedaços que irá quebrar) e as lave antes de usar.
  • Separe tinta guache das cores verde, amarelo e azul. Eventualmente branca, se a casca for marrom, se for branca usamos com a cor natural.
  • Com um pincel ou até mesmo com o dedo pinte umas 2 a 4 cascas de verde, outras 2 a 4 de amarelo, 2 de azul e 1 de branco.
  • Após a casca estar pintada e seca, quebre-a em pedacinhos, separando as cores em diferentes potes (use um copo plástico de café descartável).
  • Passe cola branca na bandeira pouco a pouco e cole os pedacinhos, deixando o mínimo de espaços entre eles
Pronto, sua bandeira brasileira feita de mosaico de casca de ovos está pronta! Pesquise também um pouco sobre a história do mosaico e sua repercussão na arte para explicar aos seus alunos um estilo de arte que eles estão reproduzindo
Fonte:http://www.aomestre.com.br



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um Bom Professor!!!


AVALIAÇÃO (MODELO)


ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL “Joilda Marra Pozzi”
APAE – Pirassununga
Sistema Operacional CEDAP

Aluno:
Professora:
Classe: EDUCAÇÃO INFANTIL                                               

Avaliação 1º bimestre
Objetivos
P
E
F
Observações
Manter os conhecimentos adquiridos para identificar figuras




Identificar formas geométricas (quadrado, círculo, retângulo e triângulo)




Emparelhar formas geométricas (quadrado, círculo, retângulo e triângulo)




Manter os conhecimentos adquiridos para identificar numerais até 5




Manter os conhecimentos adquiridos para identificar quantidade até 5




Associar quantidade/ numeral até 5




Realizar traçado dos numerais de 1 a 5 (pontilhado)




Realizar contagem oral dos numerais de 1 a 5




Parear numerais de 1 a 5




Identificar objetos relacionados à higiene pessoal




Manter os conhecimentos adquiridos para identificar materiais escolares




Manter os conhecimentos adquiridos para identificar objetos de modo geral




Manter os conhecimentos adquiridos para montar figuras com 5 peças




Apresentar boa preensão para segurar o giz de cera




Manusear corretamente massinha de modelar




Manter os conhecimentos adquiridos para segurar o lápis de cor com boa preensão




Manter os conhecimentos adquiridos para segurar lápis grafite com boa preensão




Funcionalizar materiais de trabalho, como: giz de cera, tintas, guache, cola colorida, lápis de cor, papéis diversos




Manter os conhecimentos adquiridos para manusear jogos pedagógicos com funcionalidade




Identificar as vogais A E I O U




Realizar cópia das vogais A E I O U




Realizar traçado sobre as letras de seu nome (pontilhado)




Realizar traçado sobre as vogais (pontilhado)




Realizar cópia do seu primeiro nome




Realizar escrita espontânea de seu nome




Identificar as letras de seu nome




Parear primeira letra da palavra à palavra




Identificar as cores primárias




Emparelhar as cores primárias




Discriminar os conceitos básicos de maior / menor




Discriminar os conceitos básicos de muito / pouco




Discriminar os conceitos básicos de em cima / embaixo




Pintar dentro do limite estipulado




Manusear a cola líquida corretamente




Utilizar a tesoura com funcionalidade




Realizar recorte manual




Reconhecer sua própria imagem em fotos




Reconhecer a imagem dos colegas em fotos




Identificar o tempo (sol, chuva e nublado)




Identificar o dia da semana




Reconhecer os animais domésticos




Nomear os animais domésticos




Emparelhar os animais domésticos




Reconhecer frutas (maçã, banana, uva, abacaxi, pêra, laranja, morango)




Emparelhar frutas (maçã, banana, uva, abacaxi, pêra, laranja, morango)




Apresentar boa preensão para segurar o perfurador para punção




Identificar as partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros)




Identificar os meios de transporte (carro, moto, caminhão, avião)




Realizar emparelhamento dos meios de transporte (carro, moto, caminhão, avião)




Realizar tarefas relacionadas à data comemorativa: Páscoa




Realizar tarefas relacionadas à data comemorativa: Dia do Índio




Realizar tarefas relacionadas à data comemorativa: Dia do Circo




Reduzir movimentos estereotipados do tipo flapping das mãos




Interagir com outras crianças de sua faixa etária




Manter os conhecimentos adquiridos para obedecer ordens simples




Manter os conhecimentos adquiridos para esperar sua vez




Manter os conhecimentos adquiridos para permanecer sentado por até 30 minutos




Manter os conhecimentos adquiridos para controlar esfíncter vesical




Manter os conhecimentos adquiridos para controlar esfíncter anal




Expressar suas necessidades e/ou vontades verbalmente




Expressar suas necessidades fisiológicas utilizando o painel de comunicação da sala




Usar as habilidades sociais para se expressar, tais como: pedir desculpa, pedir licença, agradecer e outras




Nomear objetos




Chamar as pessoas pelo nome




Utilizar a fala com mais clareza




Aumentar repertório linguístico




Responder quando questionado




Manter os conhecimentos adquiridos para caminhar corretamente ao lado da professora




Manter os conhecimentos adquiridos para caminhar em ritmo apropriado




Manter os conhecimentos adquiridos para servir-se de água no bebedouro




Dosar corretamente a água em seu copo




Manter os conhecimentos adquiridos para lavar as mãos




Manter os conhecimentos adquiridos para secar as mãos




Manter os conhecimentos adquiridos para sentar-se corretamente durante o lanche




Manter os conhecimentos adquiridos para mastigar corretamente os alimentos




Utilizar talheres (garfo e colher) para alimentar-se adequadamente




Manter os conhecimentos adquiridos para escovar os dentes com independência




Funcionalizar os materiais de higiene (xampu, sabonete, escova, creme dental, pente, bucha)




Manter os conhecimentos adquiridos para despir-se com independência




Manter os conhecimentos adquiridos para vestir-se com independência




Tomar banho com independência




Limpar-se com papel higiênico




Reconhecer seus pertences de higiene




Manter os conhecimentos adquiridos para identificar sua agenda




Dirigir-se à sua agenda mediante verificador




Retirar o cartão da agenda




Colocar o cartão no pronto após concluir a atividade, apresentando noção de finalização




Utilizar o painel de comunicação para pedir água ou banheiro




Manter os conhecimentos adquiridos para realizar as transições fora do sistema




Manter os conhecimentos adquiridos para realizar as transições adequadamente dentro do sistema




Manter os conhecimentos adquiridos para associar pictograma à atividade a ser realizada




Manter os conhecimentos adquiridos para seguir a seqüência das atividades da sua agenda




Manter os conhecimentos adquiridos para seguir a seqüência do sistema de trabalho nas pastas




Identificar a área de trabalho




Identificar a área de lazer




Legenda:  (     )  P - passou    (      ) E - emergente       (      ) F – falhou

Data da avaliação: _____/_____/_____  Assinatura da professora:________________________________________

Assinatura dos pais:______________________________________________

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