terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto: O Coelho Malhado mora No Caetano Foglia?


Agrupamento 2 anos
Professora: Dulcy       AAE: Marly

Apresentação do projeto: O Coelho Malhado mora no Caetano Foglia?
Em Nossa instituição temos como mascote o coelho malhado, o qual é a diversão das crianças de dois anos. Durante esse primeiro meses de adaptação das crianças na instituição eu pude observar o quanto ele  gostam do coelho. Muito, pelo meu modo de ver acho quem nunca tinham visto um coelho de verdade, pois até perguntavam “ Que isso ?“, ou as vezes puxavam tanto a orelha e o pelo dele , acho que por pensar que poderia ser de brinquedo, uma deles até chegou a perguntar “Ele come?” É o coelho da páscoa!”. Essa descoberta foi feita por eles no momento  que vamos para a integração no Parquinho, eu nem apresentei o coelho Malhado para eles , foram eles que descobriram . Enquanto eu estava no escorregador com alguns deles , vi um grupo se formando em volta da gaiola do Malhado, me aproximei devagar e pude notar os olhinho curiosos e  a vontade de pegar , pois a Micaele já estava abrindo a Gaiola e puxando o pêlo o  do Malhado. Então o peguei no colo e juntou uma grande parte das crianças da instituição para vê o Malhado fora da jaula, foi um sucesso, todos queriam passar a mão no Malhado. Depois desse dia notei que todos os dias na hora da integração no parquinho algumas crianças ficavam horas observando o Malhado e eu fiquei imaginando o interesse que eles estavam tendo por esse animal. Partindo desse envolvimento, iniciei o nosso projeto.
Nesse projeto, iremos conhecer o animal (coelho), suas características, cuidados necessários que devemos ter e ensinar a cuidar daqueles que estão sob nossa responsabilidade.
Primeiramente, vamos Visita às dependências da instituição onde o coelho Malhado mora. Observar suas características e informação quanto aos cuidados necessários (alimentação, local, higienização, saúde, carinho, etc.) Os alunos serão convidados a trazerem alimentos para o malhado como cenoura, couve e repolho.
Durante o projeto , abordamos vários temas como coelho e seu habitat, cuidados especial com o animal , sua alimentação e procriação. As crianças ficaram muito animadas no inicio do projeto, o tempo todo queriam ficar com ele no colo, passavam a mão nele e queriam alimenta-lo. O Nicolas Gabriel , o Sulivan, a Issah , foram uns dos que mais interessaram nesse projeto, apesar que quase não se expressarem oralmente, pois a fala ainda estava em formação, mais o gestos o carinho e o interesses pelo animal era visível. O Nicolas até mencionou que o Coelho seria um gato. Mais isso foi mudando aos poucos e ele foi entendendo que o coelho é diferente do gato e tem suas características.
Trabalhamos também na  confecção de fantoches feitos de papel onde todos brincaram e diziam que o coelho feito de papel era o malhado.




As crianças gostaram muito dessa atividade e notamos que alguns tentavam até imitar o coelho falando, como a Maria Eduarda e o Pedro Henrique que faziam gestos monossílabos com a boca dizendo que era o fala do coelho.
Na atividade onde mora o coelho confeccionamos um cartaz mostrando um campo, pois a concepção de moradia do animal para as crianças ainda era na gaiola, e nessa atividade mostramos que os coelhos como um animal vivia também nos campo e florestas. Essa atividade foi feita com a mão da criança e tinta e o carimbo das mão foi feito de forma que se parecesse com a cabeça de um coelho.





Outra atividade feita foi a da musica “coelhinho da páscoa”, onde trabalhamos cores e contagem de objetos. Quando cantávamos a musica eu chamava uma criança e ela realização a atividade do cartaz onde estava a musica.
  Mostrei também fotos de filhotes de coelho mamando no peito da mãe, as crianças acharam incríveis e queriam que o as mostrassem o tempo todo. Que pena o que o interesse durou muito pouco, pois o coelho não era mais novidade e mesmo com a presença dele em nossa sala por alguns dias as crianças nem ligavam mais , passam a se interessa por outras coisas como brinquedos e a piscina de bolinhas. Mais o pouco que ficamos juntos com o coelho deu para eles diferenciarem esse animal dos outros e aprenderem sobre suas características, e modo de vida.
 By Dulcy Jarina 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails