domingo, 2 de dezembro de 2012

Relatório Individual III



Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança


XXXXX  obteve avanços no seu processo de aprendizagem por intermédio do Projeto Quem canta seus males espantam. Vem desenvolvendo sua sociabilidade e exercitando sua capacidade de acatar as regras de convivência em grupo, apresentou desenvolvimento psicomotor compatível com sua idade e adquiriu conceitos de conteúdos lógico-matemático contado os objetos em sala de aula no momento das brincadeiras de blocos de madeiras e jogos de encaixe.
É uma criança muito observadora e curiosa , gostou de atividades ao ar livre, correr, pular, enfim, de estar sempre em movimento, XXXXX  brincou com os amigos e suas brincadeiras preferidas são sempre coletivas, onde pode interagir com o grupo, compartilhando brinquedos com os seus  amigos.
Tomou a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gostou de estar em evidência, gostou de ajudar, é prestativo e fica muito contente quando é escolhido o ajudante do dia.
Pedro Henrique não gostou de ter suas vontades contrariadas, e mostra-se impaciente, quando tem que esperar sua vez de participar, nestas ocasiões procuramos conversar com ele e explicar que todos terão sua vez, sua oportunidade de participar.
Pedro Henrique  se mostrou muito criativo e demonstrou toda sua criatividade, não só nas construções de bonecos, carros, dinossauros e casas com jogos de montar, como também  em seus desenhos, que são sempre muito coloridos .
Nas refeições alimenta-se bem.
Na hora do descanso dormir com tranquilidade.
Mostra-se sempre muito falante, relatando suas experiências fora da escola. Algumas vezes usa de muita imaginação, ao relatar situações ocorridas com os amigos durante as atividades fora de sala, e, às vezes, se faz necessário um atendimento individualizado para redirecionar o foco de sua atenção e um pedido incisivo para que interrompa seu "discurso" esse comportamento, algumas vezes, prejudica seu desempenho.
Durante as atividades realizadas do projeto: Que Canta seus males espantam, ele gostou muito de brincar com os instrumentos musicais, fez o uso da flauta para acompanhar algumas musicas como “a barata diz que tem” e “foi na loja do mestre André”. Conseguiu identificar alguns ruídos através do Cd “ Sons da natureza” sons como: Pássaro, chuva, carro e buzina. Nas atividades que foram utilizadas musica como Pintinho amarelinho, A canoa virou e a sopa da palavra cantada, a criança as realizou muito bem, cantou e colou os objetos que a musica pedia musica no cartaz.
Na historias contadas onde foram utilizados diferentes tipos de sons como agudo e grave, ele se divertiu pegando os fantoches da historia Cachinhos de Ouro e imitando as vozes dos personagens.
Na sexta cultural apresentamos o musical “A barata diz que tem” e ele ficou com a flauta, tocou e dançou no ritmo da musica de forma espontânea do jeito que ensaiamos. 


Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
XXXX neste III trimestre se mostrou tranquila todo o tempo, estabeleceu relações de amizade entre os colegas, emprestou brinquedos e   partilhou materiais.  Se ofendida, apenas chora, sem comunicar seu sofrimento, foi necessário que a professora a orientasse, se  quando algo ocorresse dessa forma era necessário que ela a comunicasse.  A comunicação da XXXX foi incentivada pela professora, que sempre a convocou a falar, a participar através de incentivos e perguntas. A criança demonstrou quietude, demonstrando predileção por  alguns  amigos como a Vitória e a Maria Eduarda. Movimentou-se por intermédio de músicas (dança), brincadeiras em sala e no pátio demonstrou desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Demonstrou interesse durante as atividades realizadas, pois ficou atenta às histórias e respondeu as perguntas feitas.
XXXXX apresentou uma criança criativa e sua criatividade, é observada no momento em que brinca com blocos, quando disse que tinha feito a sua casa empilhando um bloco em cima do outro.
Nas refeições alimenta-se bem.
Na hora do descanso dormiu com tranquilidade.
Fizemos um passeio ao Parque Flamboyant e para a Chácara, onde as crianças tiveram contato com a natureza, com brinquedos, com outras crianças, jogaram futebol, brincaram na piscina, andaram e correram pela grama. XXXX participou de todas as atividades desenvolvida, foi um dia diferente para a criança.  
Durante o projeto “ Quem Canta seus Males espantam”, XXXX mostrou-se muito interessada, principalmente na historia de “Cachinhos de Ouro”. Ela até arriscou recontar a historia segurando os fantoches. No uso dos instrumentos musicais ela deus preferência aos coquinho, por causa da musica do Macaquinho:
O coqueiro é muito alto
E começa a balançar
E os coquinhos, uns nos outros
Vão batendo sem parar
Macaquinho, bate, bate seu coquinho
Macacão, bate, bate seu cocão
Ela cantava a musica batendo os coquinhos um no outro. Foi percebido que este projeto veio contribuir para a ampliação do vocabulário, na percepção auditiva e na interação, conhecendo instrumentos, reconhecendo sons dos instrumentos musicais e músicas variadas.
Na Avaliação institucional XXXX quase não contribuiu. Algumas atividades da Avaliação eram através de entrevista e por mais que a incentivássemos ela não respondiam as perguntas feitas pela professora (Que Alimento você mais gosta na creche?) (Qual é a sua brincadeira favorita? ). Nessa atividade ela apresentou muita dificuldade, mas a criança conseguiu se expressar a sua maneira.
Em Nossa sexta Cultural “ A barata diz que tem” XXXXX mostrou-se alegra nos ensaios e fez uma bonita apresentação. Cantou e tocou seu instrumento musical conforme foi ensinado pela professora.
A criança também se familiarizou com as musicas natalinas que estamos ensaiando para a cantata de Natal.

Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
XXXXX durante este III trimestre apresentou-se participativa em todas as atividades propostas. Ela  relacionou-se  bem com todos, não fugindo as regras dos combinados. XXXXX apresentou insatisfação com o sofrimento alheio, ao disputar uma motoca com um colega, tivemos que intervir e entreguei-lhe o brinquedo, pois sabia que havia pego primeiro, mas ao ficar observando o choro do colega ela se comoveu e entregou-lhe o brinquedo numa atitude de carinho.
Nas atividades feitas com bloco de madeira, a criança usou sua criatividade ao criar casas, prédios e até coragem para o carro criado pelo João Pedro feito com as peças do brinquedo, empilhou varias peça uma em cima da outra disse que estava fazendo a sua casa e que sua mãe e sue pai iam  moram nela.
Nas refeições alimentou-se bem.
Na hora do descanso dormir com tranquilidade.
Gostou muito de brincar com os colegas no momento da integração, uns dos seus brinquedos favoritos é o escorregador, não separando um só minuto.
 No projeto “Quem Canta seus males espantam” trabalhamos instrumentos musicais e musicalização, a XXXXX se identificou muito com o chocalho achou muito legal o som, também gostou muito da flauta. Ao colocarmos a musica para que ela acompanhasse tocando seu instrumento, ela tocou e dançou junto com seus colegas mostrando-se satisfeita. Nas atividades que envolveram cantigas de roda, ela se envolveu bastante cantou e realizou as atividades com capricho. Ela gostou muito de ouvir a História da Cachinhos de Ouro” e achou divertido o tipo de som emitidos por cada personagem.
Participou com muita alegria da Sexta cultural tocando seu instrumento na banda da Dona Baratinha, fez direitinho como no ensaio e não mostrou timidez em realiza-la.
Na Avaliação Institucional Isah, se expressou bastante e respondeu todas as pergunta feitas pela educadora referente à avaliação, tais como:
Professora: - O que você gosta de comer na creche?
XXX: - macarrão.
Professora: - Com que brinquedo você mais gosta de brincar?
XXX: - Pula-pula e Escorregador.

No mês da criança fizemos um passeio para o Parque Flamboyant, a criança tive contato com a natureza e com crianças de outra instituição que também estava visitando o parque. XXXX gostou muito desse passeio.
A criança também se familiarizou com as musicas natalinas que estamos ensaiando para a cantata de Natal, fez gestou e mostrou que esta aprendendo a musica.


5 comentários:

  1. Muito legal seu blog.
    Sempre bom trocar experiências, e a internet nos possibilita isso nos dias atuais.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog muito informativo. Como comecei agora tenho muito que aprender e trocar idéias.Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog....vc esta de parabéns.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails