segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto Páscoa Cristã






Elaboração: Gi Barbosa
Público Alvo:

Apresentação:

Através desse projeto podemos , diversificar um tema abrangente, dito comum, porém pouco conhecido do ponto de vista histórico, visando tornar notória na vida do educando o significado da Páscoa cristã no Brasil e em outros países.


Justificativa:

Pretendemos com esse projeto, focar o sentido da Páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado.
Procurando com isso auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.

Objetivo Geral:

Proporcionar à criança uma nova visão da celebração da páscoa, fazendo comparações entre a páscoa comercial e a páscoa cristã, buscando assim propiciar momentos de reflexão e tomada de consciência a fim de que, estando em contato com a cultura e a história, através de atividades individuais e coletivas possam também assimilar e praticar valores como solidariedade, amor e piedade.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
  • Vivenciar o sentido da Páscoa;
  • Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
  • Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
  • Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
  • Dramatizar;
  • Confeccionar lembranças de Páscoa;
  • Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Realizar pesquisas;
  • Trabalhar com material reciclável;
  • Confeccionar cartazes;
  • Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
  • Produzir textos individual e coletivamente;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
  • Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades em classe e fora dela;
  • Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma contínua e rotineira;
Língua Portuguesa:

Leitura de textos, poesias e músicas que tratem sobre a Páscoa
Produção textual
Listagem de Palavras
Acrósticos
Coro Falado
Sílabas
Classificação Silábica
Completar e ampliar frases
Adjetivos
Caça Palavras
7 Erros
Consultas ao dicionário
Decifrar códigos
Substantivo Abstrato
Escrita de Frases
Receita

Matemática

Liga Pontos
Resolução de Problemas
As quatro operações
Centena, dezena e unidade.
Cores e Formas

Ciências

Tipos de Animais
Boa Alimentação
Alimentação dos Animais
Animais e o que nos fornecem

História

A Páscoa dos Judeus
A História do Chocolate
A Páscoa Comercial (Símbolos pagãos)
A celebração da primeira páscoa

Geografia

Celebração da Páscoa pelo mundo
O Egito ( Filme O Príncipe do Egito)
Eventos naturais que ocorreram no Dia da Morte de Jesus.

Desenvolvimento e Estratégias

1ª Etapa

Fazer um levantamento junto aos alunos sobre a forma de celebração da Páscoa em sua casa (rituais tradições).
Questioná-los sobre o significado da Páscoa e expor os fatos descritos na história cristã (Fonte Wikpédia ou anexos Páscoa)
Assistir O Príncipe do Egito e estudar os eventos que antecederam á Páscoa do ponto de vista geográfico.
Analisar e fazer uma linha do tempo entre Páscoa - saída do Egito - passagem do Rio Vermelho. - morte e ressurreição de Jesus.
Assistir vídeo infantil sobre morte e ressurreição de Jesus promovendo debates e explicando e esclarecendo fatos
Explicar através de aula expositiva e explicativa a simbologia da páscoa cristã e da páscoa comercial.

2ª Etapa

Professores devem confeccionar enfeites de porta tema cordeiro pascal, bem como cartaz (detalhes, cruz e cordeirinhos) com o tema você sabia.
O cartaz deve ser utilizado diariamente com uma curiosidade sobre a páscoa que será discutida com os alunos e esclarecida através de aula ou roda de conversa (é importante que a curiosidade seja tema da aula do dia).
Cada turma deve criar um cartaz falando sobre a páscoa, enfeitando com os símbolos e seus significados (o cartaz pode ser preenchido com atividades realizadas pela turma).
Professores deverão confeccionar caixinhas com detalhes de Páscoa Cristã onde serão colocados docinhos, pãezinhos ou biscoitinhos ou promover oficina em que as crianças confeccionarão suas caixinhas e guardarão para ao final do projeto trocar em amigo secreto. No dia do amigo secreto disponibilizar mini pãezinhos ou biscoitos caseiros pra que cada aluno encha sua caixa.


3ª Etapa

Cada aluno será responsável por confeccionar 2 cordeirinhos pequenos cobertos com algodão colorido.
Os cordeirinhos terão um carimbo especial usado pela professora para identificar os cordeiros da turma.
Cada professor realizará a atividade Cordeirinho escondido ou haverá um dia em que toda escola estará inserida no processo.

Cordeirinhos Escondidos.

Junta-se os cordeirinhos confeccionados pelos alunos  e esconde-se em locais estratégicos dentro das salas de aula  ou por toda escola.
As crianças em um tempo determinado pelo professor sairão á procura do cordeirinho individualmente ou em grupo.
Cada cordeiro vale 10 pontos.
Após a brincadeira o professor fará a contagem dos cordeiros e somará a fim de encontrar o campeão.
Pode-se estipular número de pontos de cada cordeiro partindo das cores ( azul 20 pontos  amarelo 15 pontos etc ...) desse modo o professor trabalha operações com as turmas adiantadas.

4ª Etapa – Jogos de Sala

Procurando o cacho de uvas.

O professor deve esconder um cacho de uvas de plástico ou cera em um ponto estratégico da sala e pedir que os alunos saiam em busca dele.
Pode se fazer a brincadeira tipo quente e frio...
O aluno que achar o cacho de uvas primeiro e sem fazer bagunça ganha um brinde.

  • Uma outra forma é pedir que os alunos encontrem o cacho de uva, mas apenas avise ao ouvido do professor que o encontrou, sem apontar e em silêncio.
  • A cada dia seria interessante o professor esconder um símbolo da páscoa.

Coma o pão e não sorria

Crianças em círculo.
O professor deve entregar um pão pra um aluno  que  deverá tirar um pedaço e olhar fixamente pra seu colega sem sorrir até ter mastigado e engolido pra passar pra seu colega que passará adiante do mesmo modo.
Quem sorrir sai da brincadeira até que se tenha um ganhador.


Campeonato Jogo da Memória Símbolos da Páscoa

Desenvolve-se um campeonato de símbolos da páscoa eliminando os alunos que estarão divididos em grupos de 4 até que se chegue á um campeão.


Quebra Cabeças de Palito de Picolé

O professor disponibilizará as figuras sobre a ressurreição ou símbolos da páscoa e os alunos montarão os quebra cabeças e trocarão entre si como forma de integração e gentileza.


5ª Etapa:

Culminância:

Festa Celebração.
Montagem de mesa com os símbolos da Páscoa.
Montagem de uma segunda mesa com frutas pra degustação dos convidados e alunos.
Exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.
Premiação de melhor cartaz montado
Apresentação de coreografia montada pelas crianças com a música.
Sugestões de Músicas
O Amor do Nosso Deus ( Diante do Trono)
Chuá- chua ( Diante do Trono)
Não foi o coelhinho que morreu na Cruz
Premiação de melhor coreografia e prêmio por participação das outras turmas.
Apresentação de grupo de coreografia (convidado).
Troca de caixinhas recheadas através de amigo secreto.
Entrega de lembrança elaborada pela escola.

Avaliação:

Será realizada de forma contínua através das observações diárias feitas pelo professor, bem como através de realização de atividades individuais e em grupo.

Páscoa Cristã : Cordeirinhos de Rolo de Papel Higiênico





Cá estava eu em busca de ideias para trabalhar a Páscoa Cristã e dei de cara com esse cordeirinho lindo no site http://www.bytravis.com/.
Já foi também uma ideia adaptada do site http://www.craftsbyamanda.com/ onde pode ser visto o vídeo. Eu gostei mais da adaptação do site bytravis e por isso mesmo trouxe a ideia para vocês de lá
Isso mesmo que vocês estão pensando , ele é feito com tubo de papel higiênico ... 

Material
  • Tubos de papel higiênico cortar cerca de 3 "de altura.
  • Cola
  • Bolas de algodão
  • Tesoura
  • Olhos arregalados
  • Cartolina Preta
  • Palitos de picolé
  • Marcador preto
As crianças podem fazer os cordeirinhos sob a supervisão do pai ou do professor, basta recortar o rolinho de papel higiênico, passar cola branca e colar as bolinhas de algodão, recortar a cabecinha com ajuda do molde abaixo que também é do site Bytravis, pinatr os palitos de picolé com marcador preto ou guache e o professor ou pai cola as perninhas (palitos) e olhinhos com cola quente.
Feito tudo você pode enfeitar com um docinho como no modelo





domingo, 25 de março de 2012

PROJETO JORNAL EM SALA DE AULA




PROBLEMÁTICA
Vendo a falta de hábito pela leitura e construção de textos sem objetivo, e também a falta de um veículo de comunicação local para divulgar e circular na escola, que envolvesse leituras interessantes e textos diversos produzidos pelos discentes, houve a preocupação e a necessidade de valorizar suas produções. E finalmente mostrar aos alunos os vários gêneros textuais e tipos existentes, trabalhando suas particularidades reforçando o espírito crítico. Decidimos então, juntamente com os alunos a realização do “Projeto Jornal em Sala de Aula” Vinicius de Moraes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerando que o jornal abre um grande leque de assuntos pertinentes na sociedade, aborda temas diversificados ele não deixa de ser interdisciplinar, pois compara opinião de notícias junta as disciplinas num só objetivo. Como resumem Santos e Pinto, ( p.142 ano 2007)
“O jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão, pode ser um espaço importante de os alunos tomarem a palavra e darem a conhecer o que acham e significativo ou que precisam; tomarem públicas as suas inquietações, seus desejos, seus sonhos  trazerem ao debate os assuntos quentes, desenvolverem as distintas linguagens gráficas  etc...”
Tomada a decisão por trabalhar com o jornal veio a possibilidade de expandir e ensinar as características de cada  gêneros textual. De acordo com Bernard Sheiwly e Joaquim Dolz
“O trabalho com um gênero é o resultado de uma decisão didática que visa proporcionar ao aluno conhece-lo melhor, aprecia-lo ou compreende-lo pra que ele se torne capaz de produzi-lo na escola ou fora dela”.
Dessa forma estaremos valorizando o conhecimento prévio do aluno conduzindo-o a norma culta ,  fazendo ele  tirar proveito na vida, dentro e fora da escola , estaremos também proporcionando a oportunidade de  fazer bom leitores, é o nosso papel enquanto professor   Segundo Irandi Antunes.
“O ensino da gramática na escola precisa ir além, significa estimular a leitura, a escrita e a exploração da oralidade, ampliar ao repertório dos alunos sobre assuntos e temas diferentes, estudar as propriedades das mensagens e explorar os comportamentos lingüísticos, abordando as funções do emissor, o receptor, a situação e a linguagem com seus devidos papeis”.

              JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a falta de hábito pela leitura, escrita e leitura de diferentes gêneros e tipos textuais dos nossos alunos faz-se necessário à realização desse projeto jornal na escola com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e escrita e possibilitando os alunos a ter contato com meios de informatização existente ,reconhecendo seu papel como criadores e avaliadores do seu trabalho.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos o contato e a leitura de diferentes gêneros textuais produzidos por eles, e a realização do trabalho em equipe, promovendo a leitura ágil e atraente.
                                     
                                            BJETIVO ESPECÍFICO
Criar momentos para troca de opiniões.

         Proporcionar leitura e produções de diversos tipos e gêneros textuais e literários.
         Possibilitar o contato com diversos tipos de jornais de impressão de jornal.
        Criar oportunidade de interação da comunidade escolar
       Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo. Escolar.
      Propiciar aos alunos e professores e demais profissionais da escola, o acesso à cultura, informação,      estimulando a leitura.
METODOLOGIA
No primeiro momento serão apresentados e debatidos em sala de aula alguns temas polêmicos e de interesse dos alunos noticiar e opinar, fundamentando assim as variedades de gêneros e tipos textuais, surgindo então vários argumentos.
No segundo momento trabalharemos as produções de textos informativos através de entrevista, pesquisas dentro e fora de sala, com aulas dialogadas e expositivas. A partir daí a elaboração do jornal com várias notícias acontecimentos atuais e da comunidade escolar, visando o público alvo que terá conhecimento das informações através do jornal.
PROFESSORAS ENVOLVIDAS NO PROJETO
Verediana Vieira Keller
Maria Goretti Antonelo
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
1º EDIÇÃO
  • Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
  • Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
  • Venda e sorteio dos brindes.
  •  Abril- 2010.
2ª EDIÇÃO
  • Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
  • Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
  • Venda e sorteio dos brindes.
  •  Julho-2010.
3ª EDIÇÃO
  • Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
  • Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
  • Venda e sorteio dos brindes.
  • Dezembro-2010.
              
CONTEÚDOS:
Gêneros textuais
  • Textos dissertativos, narrativos e descritivos:
  • Produção e leitura de diferentes gêneros textuais
  • Pesquisas e entrevistas
  • Atividades de português
  • Música
  • Publicação de notícias
  • Classes gramaticais
  • Ortografia
  • Produção de texto
  • Leitura
  • Coerência e coesão concordância verbal e nominal.
  • Editorial
RECURSOS
  • Lápis
  • Borracha
  • Lousa e giz
  • Variedades de jornais já impressos e livros para pesquisa
  • Computador
  • Impressora
  • Grampeador rifas e brindes
  • Dicionários
  • Internet
  • Máquina fotográfica
AVALIAÇÃO:
 A avaliação será contínua durante todo o projeto. Será avaliada a criatividade, participação dos alunos no desenvolvimento das atividades que farão parte do jornal.   
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Para ler e fazer o jornal em sala de aula” Maria Alice Faria , Juvenal Zanchetta Jr Pág.2007 pág.150 a 158 Revista Nova escola, editora abril pagina 40. Dolz Joaquim Shnuwly Bernarde
Irandí Antunes  Livro:  EAD- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pagina 110 e 111 - Obra Organizada pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil )
Apostila , COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA , do programa salto para o futuro , exibida no canal Futura  


80 Projetos prontos


sexta-feira, 16 de março de 2012

Planos de Aula Pronto


Os planos de aula contém conteúdos muito importantes para serem trabalhados desde a educação infantil até o 5º ano.
Aqui estão  33 planos de aula para você baixar:

1 – PLANO DE AULA SOBRE PROFISSÕES
2 – TRABALHANDO COM NOMES PRÓPRIOS
3 – ESTIMULANDO A LINGUAGEM ORAL
4 – TRABALHANDO A LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL
5 – DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES CORPORAIS
6 – RESOLVER PROBLEMAS COM CRIANÇAS QUE MORDEM
7 – TRABALHANDO AS DIFERENÇAS
8 – EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA
9 – SEMANA DE ADAPTAÇÃO
10 – NÃO AO PRECONCEITO
11 – ORIENTAÇÃO SEXUAL
12 – LATERALIDADE E ORIENTAÇÃO ESPACIAL
13 – IDENTIDADE E AUTONOMIA
14 – PREPARO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
15 – BRINCADEIRAS COM CORDA
16 -ATIVIDADES COM GIZ  E CHÃO
17- TRABALHANDO SINAIS E PLACAS
18- VIDA DAS FORMIGAS
19 – PESQUISA SOBRE INSETOS
20- MINHA FAMÍLIA
21- EU E MINHA CIDADE
22 – GRANDEZAS E MEDIDAS
23 – OS SERES VIVOS
24 – JOGO DA MEMÓRIA DE PRONOMES
25 – REFLEXÕES – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
26 – COLETIVOS
27 – GRAU DOS SUBSTANTIVOS: AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
28 - VENCENDO DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO
29 – CUIDANDO DO CORPO
30 – SAÚDE BUCAL
31 – LIXO CUIDADOS
32 – LIVRO DE PARLENDAS
33 – APRENDER SOBRE O CORPO BRINCANDO DE AMARELINHA

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atividades Educativas – Jogos e Atividades de Alfabetização 1 a 4

A cada dia que passa fica mais e mais difícil, conseguir um bom nível de atenção dos alunos, existem muitas coisas que fazem com que os alunos se desliguem da aula e de suas atividades de casa, entre elas podemos destacar os celulares, os games e jogos, a televisão com sua infinidade de novidades e a tecnologia que a cada dia fica mais atrativa, a maioria dos adolescentes, jovens ou até mesmo adultos perdem uma boa parte do dia em frente aocomputador, muitos com certeza buscando conhecimento, mais a maioria apenas matando tempo em salas de relacionamento social, como por exemplo, o MSN e o Orkut, não estou aprovando ou desaprovando estas práticas, digo apenas que muitas vezes o aluno esta apenas de corpo presente na sala de aula porem sua mente esta mais interessada em colocar novas fotos em seu painel do Orkut.
Esse problema faz com que os professores se dediquem ainda mais no preparo de suas aulas, tendo em mente deixar o conteúdo mais atrativo e dinâmico em conseqüência o tempo disponível para a vida particular de cada um fica cada dia mais escasso.
Pensando nisso nós do Atividades Educativas em conjunto com o Dicas mil,Amigos da Educação e o Tudo em Foco estamos reunindo um amplo acervo de atividades com o objetivo de disponibilizar a todos os professores materiais de qualidade com o intuito de auxiliar a todos no preparo de suas aulas, esperamos conseguir atender a grande demanda de pedido de atividades.
Hoje estamos disponibilizando – Atividades Educativas – Jogos e Atividades de Alfabetização 1 a 4 – muitas das imagens foram trabalhadas em editor de imagens, pois o processo de digitalização ou até mesmo o de compactação destorce as imagens tornando-as feias e muitas vezes sem condições de serem utilizadas, os arquivos foram compactados de forma que fique fácil para baixar e também para trabalhar com as imagens.
Caso tenha interesse em baixar apenas algumas imagens e não o arquivo completo faça o seguinte:
Clique sobre a imagem que deseja, na nova página que abrirá clique novamente sobre a imagem com o botão direito do mouse e vá até exibir imagem em uma nova aba ou em uma guia, a imagem abrirá em uma nova aba, feito isso a aumente ao máximo clique com o botão direito novamente e vá até salvar imagem, pronto sua imagem foi salva.
Estamos postando abaixo apenas uma amostra do conteúdo do arquivo completo.


JOGOS E ATIVIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO VOL 1

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails