terça-feira, 15 de setembro de 2015

Plano de Aula

Plano de Aula
Período: 08/09 a 11/09

Projeto : Amimais  a nossa volta -  Conhecendo para conviver bem...

Objetivo da semana:
* Conhecer  a vaca  apontando para sua diversidade (locais onde vivem sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a sua espécie);


Data: 08/09/2015 (Terça-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las aos cantinhos de brinquedos.
Cantinhos de brinquedos afetivos: casinha, bonecas, carrinhos. Esses cantinhos visam integrar as outras crianças, e incentiva-las a compartilhar os brinquedos e respeitar os combinados.
Colação – Desenvolver nas crianças o gosto pelos alimentos oferecidos pelo CMEI. Orientar quanto a organizar na hora do lanche, a necessidade de se alimentar bem, etc.
ATIVIDADE:
*Iniciar com a conversa na rodinha sobre o que é uma fazenda ou sítio mostrando uma gravura.
Quem mora lá? 
Quais são os animais que vivem na fazenda?
 Eles mordem?
O que eles comem?
*Ensinar a música seu “Lobato tinha um sítio”:
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM CACHORRO, IA, IA, Ô! Era AU, AU, AU PRA CÁ ERA AU, AU, AU PRA LÁ ERA AU, AU, AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UMA GALINHA, IA, IA, Ô! ERA COCORICÓ PRA CÁ ERA COCORICÓ PRA LÁ ERA COCORICÓ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UMAVACA, IA, IA, Ô! ERA MU, MU, MU PRA CÁ ERA MU, MU, MU PRA LÁ ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! E NO SEU SÍTIO TINHA UM CAVALO, IA, IA, Ô! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! IA, IA, Ô IA, IA,Ô
Fazer um cartaz com a musica e fazer animaizinhos usando o carimbo das mãos  e tinta.
Parque : Proporcionar o desenvolvimento físico e motor como pular, correr, escalar , subir, descer etc.
Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “galinha pintadinha” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).

Data: 09/09/15 (Quarta-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Assistir o dvd com a historia da sementinha.
Massinha de modelar – Modelagem com massinha. As crianças receberão as massinhas nas cores escolhidas pelas mesmas, e com a massinha e a ajuda das professoras farão modelagem de sementinhas conforme desejarem.
Chamada – Cantar a música: A canoa virou e ir dizendo o nome da criança conforme a ficha que será apresentada pela professora entregar cada criança.
Músicas – Cantar músicas infantis, cantigas populares, etc. Nesse momento é possível trabalhar a linguagem oral, a expressão corporal e o repertório musical das crianças com apresentações feitas pelas mesmas. Músicas principais: Fui morar numa casinha, o sítio do Sr. Lobato, o sapo.
ATIVIDADE: (EMOÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E A SIMBOLIZAÇÃO)
*Levar a surpresa do dia “VACA” (vaca de pelúcia de preferência); Discutir todo o conhecimento da turma sobre o tema.
*Mostrar vídeo que tenha vacas, bois e outros bichos da fazenda.
*Fazer vacas usando a mão e tinha e colar no cartaz com a escrita de algumas falas dos pequenos sobre a  vaca.

Hora da brincadeira: Incentivar o faz de contar distribuindo brinquedos variados deixando a criança brincar livremente.
Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “Diante do trono infantil” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).

Data: 10/09/15 (Quinta-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las ao tapete para brincarem com os jogos de montar (lego)
Blocos de montar. Os blocos serão colocados sobre as mesas e as crianças poderão escolher onde sentar. As crianças poderão montar o que quiserem com o auxilio das professoras.
Parquinho - Propiciar momento de brincadeiras livres, desenvolvimento da coordenação motora, compartilhamento de brinquedos, criação de regras, etc.
ATIVIDADE  (TRABALHAR A EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS- TATO, VISÃO E AUDIÇÃO)
*Ler com eles o livro sons dos animais. Mostrar os sons, pedir que repitam em especial o som da vaca; Com a surpresa deixá-los tocar, comparar com outros objetos, tapar os olhos dos alunos e pedir que descubram em que estão tocando, fazer também com os sons dos animais. *Passar o DVD Animais da fazenda -, OS PEQUERRUCHOS NA FAZENDA. *Cantar a canção O sítio do seu lobato.

Brincadeiras no pátio. As crianças poderão escolher os brinquedos (carrinhos, motocas, bolas). O objetivo das brincadeiras além de socializar com os colegas, as crianças poderão aprender a compartilhar os brinquedos e criar regras de convivência.
Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “galinha pintadinha” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).

Data: 11/09/15 (Sexta-feira)
Acolhida em sala – Receber as crianças com alegria, chamando-as pelo nome. Pedir para que guardem seu material e encaminha-las aos cantinhos de brinquedos.
Chamada – Colocar as fichas das crianças sobre a mesa. Pedir para que cada criança pegue uma ficha a qual eles deverão identificar pela foto. (as fichas contêm o nome da criança e sua foto).
Músicas – Cantar músicas infantis, cantigas populares, etc. Nesse momento é possível trabalhar a linguagem oral, a expressão corporal e o repertório musical das crianças com apresentações feitas pelas mesmas. Músicas principais: O sapo não lava o pé, fui morar numa casinha, cabeça, ombro, joelho e pé.
Atividade: *Montar um a fazenda em um canto da sala. Colocar os animais conforme for trabalhando os bichos. Vamos hoje colocar as vaquinhas . Em seguida vamos imitar a vaquinha andando com o joelho e as mãos no chão imitindo o som que ela faz .

Colação e banho: Serviremos a colação e iniciaremos o banho, colocaremos músicas do o DVD “Pequenuchos” para as crianças ouçam e assistam aguardando o banho.
Almoço e descanso: Alimentação organizada de acordo com a faixa , organizaremos o descanso das crianças, colocando músicas suaves (Clássicos para bebês).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails