segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Relatório - Agrupamento 4 anos

ESTADO DE GOIÁS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Instituição:
Nome da Criança:
Data de Nascimento:  Idade:
Agrupamento / Turma: E                       Trimestre: 1°                          Ano: 2013
Responsáveis pelo Agrupamento / Turma:

Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
A adaptação de XXXXXXX a instituição foi bem tranquila, pois a criança esta conosco desde o ano passado. A criança aceita bem as regras, estabelecidas por eles e por nós feitas em roda de conversa quando falamos sobre convivência. Ela se dá muito bem com os colegas, porém tem preferencia pelas colegas Gloria Vitoria e Isabela, tem um ótimo conviveu com a professora sabendo respeitar e atender quando é solicitada.
A criança se alimenta muito bem comendo de tudo tanto no lanche oferecido pela instituição, quanto no piquenique de frutas, gostando de repetir sempre.
Observamos durante as suas idas no parquinho que,  referente ao seu aspecto motor, ela corre, dança, gosta de pular corda, tem uma ótima desenvoltura nos movimentos com o seu corpo.
Quanto ao seu desenvolvimento oral e escrito, vemos que cada dia ela vem vencendo cada obstáculo proposto, já conhece as letra do seu nome e já consegue escrevê-lo olhando na ficha. Não é muito de participar no momento das rodas de conversas, dando sua contribuição, são raros os momento em que ela fala, mas presta atenção em tudo atentamente.
Durante o Projeto: Aracnídeos, desvendando os segredos e os mistérios das aranhas, ela mostrou muito interessada, mas pouco opinou sobre o assunto, sua participação foi mais visível nas atividades realizadas pelo projeto. Nas atividades com desenho e pinturas sobre o inseto estudado,  a  criança se expressou muito bem, fez tudo com capricho obedecendo o enunciado. Nas atividades que envolveram escrita e identificação de letras, também não apresentou dificuldade, demostrou prazer e criatividade em desenvolvê-las.
XXXXXXX tem um potencial muito grande, mas apresenta insegurança ao realizar algo novo que ela ainda não conhece, sempre diz: “Titia eu não sei fazer”, nesse momento buscamos incentiva-la explicando que ela é capaz  e que não precisa se preocupar, pois tudo o tempo certo para aprender.


                                                                                       









ESTADO DE GOIÁS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Instituição: 
Nome da Criança: 
Data de Nascimento:                                                           Idade: 4 anos
Agrupamento / Turma: E                       Trimestre: 1°                          Ano: 2013
Responsáveis pelo Agrupamento / Turma: 

Relatório Individual do Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança

O inicio do ano letivo foi tranquilo para XXXXX, pois a criança já frequentava a instituição desde o ano passado. Nesse processo de chegada, Amanda mostrou-se bem adaptada a instituição, e até já conhecia algumas professoras e colegas.
XXXXX socializou-se bem com os colegas, necessitando por raras vezes da intervenção das professoras em conflitos.
Mostrou preferencia por atividades envolvendo a oralidade, como historia , rodinha de conversa e principalmente musica. Sempre reproduz musica do seu convívio social e as vezes ensina aos colegas.
Alimenta razoavelmente bem, porem ainda rejeita quaisquer outro tipo de suco e comida como macarrão e sopa. Tem preferencia por pão, rosca e bolacha.
Cuida dos seus pertences como zelo.  Sempre guarda e pega a agenda pega o copo e a toalha quando solicitada.
Em relação a coordenação motora, XXXXX desenvolveu-se  principalmente na coordenação motora fina, chegou a instituição com alguns conhecimentos prévios relacionados  a escrita e aos numerais. Bastou ser um pouco estimulada, e XXXX começou a escrever seus nome sem auxilio de ficha e também alguns números. Conhece as letra dos seu nome e de alguns colegas e também demostrou conhecer alguns conceitos matemáticos tais como: grande, pequeno; longe e perto; maior e menor. Também liga conceitos ligados a natureza e sociedade, pois em sua fala sempre mostra-se consciente de que pertence a um lugar especifico, que estamos em Goiânia, que mora na Vila Nova e que existem outros paises.
A curiosidade de XXXXX foi notória desde o seu primeiro contato com as professoras e colegas. Nas mais diversas situações , sempre questiona o “porque” de tudo, sempre esta buscando respostas que satisfaçam essas curiosidades. A Curiosidade de Amanda acabou por gerar um projeto: “ ARACNÍDEOS, DESVENDANDO OS SEGREDOS E MISTERIOS DAS ARANHAS”. Em momento de brincadeiras no parquinho, xxxxxx e alguns colegas viram pequenas aranhas e ovos nas teias e as perguntas foram tantas que acabamos por construir um projeto que somado a muita pesquisa nos auxiliou na tarefa de desenvolver  o modo de vida peculiar das aranhas.
Durante o projeto xxxxxx participou ativamente, dando sua opinião, questionando e  trazendo novidades, e isso só enriqueceu seu aprendizado e o nosso projeto. Durante algumas explicação em roda de conversa, falamos sobre a arara Viuva negra, como era seu modo de vida, comentamos que a ela tinha esse nome porque matava o macho depois do acasalamento, Ela logo questionou: “ Tia minha mãe é viúva e não matou meu pai!!”, então explicamos que isso só ocorria entre os animais. Outro dia quando estávamos revisando a pesquisa sobre a aranha marrom, ela disse “Tia deixa eu falar da aranha marrom!”; “ quando a aranha marrom pica, temos que ir pro medico correndo se não nois morre.”; “Ah ! A aranha armadeira levanta as patinha para pica a gente”. Foram varias as participações da xxxxx durante o projeto.  Nas atividade desenvolveu muito bem fazendo com capricho e criatividades os desenhos as artes manuais  e as pinturas a dedo e a mão. Escreveu corretamente a palavra aranha, identificou as letras e quantidades de letras e ajudou durante as pesquisas sempre trazendo alguma informação de casa, como: “ Tia eu viu uma aranha de parede!”; “Tia eu esqueci de sacudi minha roupa para vê se tinha aranha marrom”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails